sábado, 3 de agosto de 2013

APEOC: 50 anos de moderno sindicalismo


Fazer sindicalismo moderno e não somente solidário aos associados de determinada categoria profissional é fazer diferente no contexto social de luta dos trabalhadores. Diferença que fez e faz o Sindicato – APEOC no seu campo de ação.
Em busca do aperfeiçoamento desse objetivo, mesmo que a perfeição seja impossível de alcançar, a partir de sua fundação, em fevereiro de 1962, ainda como Associação dos Profissionais do Ensino Oficial do Ceará, e, posteriormente, como Sindicato – APEOC, a direção dessa entidade preestabeleceu princípios inalteráveis para conquistar, refletir e se autocapacitar ao moderno sindicalismo que aflorou nos meados do Século XX.
Esse novo e moderno sindicalismo que adotou a atual administração do Sindicato – APEOC, sob a presidência do professor Anízio Melo, prossegue o caminhar dos seus antecessores e com outra dimensão de comportamento ético e de respeito aos interlocutores patronais dos profissionais da educação, na rede pública de ensino, criou canal democrático e sem renunciar direito assegurado aos trabalhadores. O Sindicato – APEOC assim prossegue solidário e fiel ao seu quadro social de profissionais educadores. Contudo, e ao mesmo tempo, com visão de futuro à capacitação e formação dos educadores através de cursos preparatórios para concursos públicos de professores, de diretores, como ocorreu recentemente para os Núcleos Gestores de Escolas do Estado. O custo operacional desses cursos preparatórios é outro motivo de preocupação dos dirigentes do Sindicato – APEOC, tanto que, no momento estão sendo ofertadas aulões na sede da entidade, Palácio da Educação professor Jaime Alencar, para mais de 300 candidatos inscritos no concurso público de professor do Estado. As aulas são ministradas, diariamente, e, os aprovados irão ocupar três mil vagas no Magistério da Educação Básica estadual.
Esse novo serviço que presta o Sindicato – APEOC aos futuros professores da rede estadual demonstra explicitamente sua preocupação com a qualidade da educação e do ensino na escola pública, ofertando com um mínimo de custo financeiro, Academia Virtual para contemplar candidatos domiciliados no interior do Estado, e que, distantes da capital cearense podem acompanhar, via internet, o curso ministrado em Fortaleza, a partir da sede do Sindicato – APEOC.
Isso é visão de entidade moderna e prestadora de serviços. Por outro lado, o Sindicato – APEOC não se distancia um milímetro das obrigações e dos compromissos de luta em defesa dos profissionais educadores cearenses, na escola da rede pública de ensino, fazendo ao seu modo um sindicalismo solidário e moderno.
Editorial do Programa Educação em Debate
Coordenação Sindicato - APEOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário